Serviço de

Localização de Fossa/Filtros

Está tentando descobrir onde está a fossa séptica da sua residência? A primeira coisa a fazer é realmente saber se sua residência tem uma fossa séptica ou não. As casas localizadas em centros urbanos e cidades mais desenvolvidas geralmente estão ligadas à coleta de esgotos pela rede pública da região. Mas é muito comum no Brasil as fossas sépticas serem usadas em zonas rurais ou casas mais afastadas da cidade, aonde a tubulação do esgoto não chega. Veja qual é a sua situação.

Outra forma de descobrir se usa casa possui uma fossa séptica é olhar suas contas. Quando o local faz parte da rede pública de captação de esgoto, a conta da água ou a conta do lixo vai possuir um adendo mostrando a taxa de esgoto que você deve pagar. É justamente o pagamento para o serviço de captação pública e nesse caso, sua casa não terá uma fossa séptica. Para ter certeza, entre em contato com a empresa responsável pela gestão de água da sua região e pergunte sobre o assunto. Caso não tenha essa taxa de esgoto em nenhuma das suas contas é provável que tenha.

O que são fossas sépticas

As fossas sépticas são praticamente unidades de tratamento do esgoto doméstico. Sua aparência é de um grande tanque enterrado que recebe, através de tubulações especiais, os esgotos da casa (dejetos, águas que foram usadas, etc.). Os canos de água para uso doméstico são separados e diferentes dos canos para coleta de esgotos, para ficarem em segurança, sem riscos de contaminação. Dentro da fossa séptica há um sistema que retém a parte sólida, separando-a da líquida. Na parte sólida ocorre uma interferência de bactérias que a decompõem. Esse lixo decomposto deve ser retirado do local por caminhões limpa-fossas e levado até os aterros sanitários. É possível também você fazer esse trabalho, mas as dificuldades são grandes, sendo sempre melhor optar por uma empresa especializada.

Geralmente as fossas sépticas não ficam muito longe das casas para não haver muitos gastos com as tubulações. Mas também não ficam muito perto para evitar o mau cheiro. O recomendado é uma distância de mais ou menos 4 metros, saindo em linha reta do lado do banheiro para evitar curvas nas canalizações. Elas precisam ser construídas no mínimo a trinta metros de distância de qualquer fonte de captação de água como poços e cisternas, para evitar contaminações e assegura a qualidade da água. E precisam estar em um nível mais baixo do que o resto do terreno.

Levando em conta essas características comuns a toda fossa séptica, analise o terreno de sua casa a procura do possível lugar onde ela pode ter sido instalada. Outra forma de como descobrir onde está a fossa séptica da sua casa é ir até a prefeitura de sua cidade e pedir cópias dos registros de sua propriedade. Geralmente os registros de propriedade, os projetos e as licenças de construção de sua residência vão mostrar se a casa tem ou já teve uma fossa séptica e também a localização dela.

Solicite orçamento

Precisando dos nossos serviços? Solicite através do formulário.